O Salvador das Bugas

Chama-se Pedro Bernardo mas é conhecido como o Pedrito das Bugas. Nome que abrevia o seu estatuto de amigo número um da BUGA. O ajudante do mecânico das Bugas, Alcino Canha, está sempre pronto para fazer o que for preciso para manter aquelas bicicletas ao dispor da cidade de Aveiro.

Entre levar as BUGAs para a oficina quando precisam de cuidados ou receber na loja quem as procura, o Pedro ainda arranja tempo para ir regularmente em missão resgatar as bicicletas perdidas pela cidade. É fácil encontrar quem conte histórias dos seus salvamentos. Já tirou bicicletas da Ria. E é visto muitas vezes a conduzir duas bicicletas ao mesmo tempo para as levar de volta à oficina.

“Atiram as bicicletas para a Ria sem necessidade nenhuma. Quando a Ria vaza vou dar uma ronda ao canal todo a ver se andam por lá bicicletas. O que puder, apanho.”

Gosta das bicicletas livres e conta que todas as pessoas as usam: funcionários do munícipio, estudantes, professores ou turistas portugueses e estrangeiros.

“Há muitos turistas a passear nos moliceiros que são avisados de que a loja está aqui e depois vêm experimentar”.

Gostava de “pintar todas as bicicletas e arranjá-las como deve ser”. E ninguém duvida que seria capaz de o fazer com a ajuda do seu mentor, o Alcino Canha.

De volta os nomes do Pedro há mais um. Um nome que lhe abre um sorriso de orgulho quando o diz: Pedro, o salvador das Bugas.